Sólido Desempenho Econômico e as Perspectivas

Muitos ficariam surpresos ao saber que o Brasil é a sexta maior economia do mundo. Embora a economia brasileira tenha desacelerado significativamente ao longo de 2011 e 2012 (o crescimento anual do PIB de 7,5%, decresceu em 2,7% em 2011, e chegou a 0,9% em 2012), as recentes medidas de estímulo tomadas pelo governo sugerem que o ciclo de negócios começa a se reunir encaminhar impulso novamente.

Além disso, o forte mercado interno do Brasil é menos vulnerável a crises externas, e os brasileiros estão se beneficiando do crescimento econômico estável, as taxas de inflação relativamente baixas e melhorias no bem-estar social. O setor financeiro também tem desempenho impressionante durante a desaceleração. 

Sólido Desempenho Econômico e as Perspectivas Continua.....

Brasil não entrou em uma recessão durante a crise financeira de 2008 e o sistema bancário manteve-se sólido e resistente (ele era visto como um dos mais fortes sistemas financeiros em todo o mundo durante a crise).

Apesar do rápido crescimento do crédito, a redução das taxas de juros permitiu uma ampla estabilização dos recursos. O investimento direto estrangeiro continua a ser mais do que suficiente para cobrir o déficit em conta corrente, que girava em torno de 2,2% do PIB.

Em 2012, o Governo lançou um conjunto de iniciativas para reduzir os custos de energia, reestruturar pagamentos de royalties de petróleo, reforçar o investimento em infraestrutura por meio da participação estrangeira, e reformar o imposto sobre valor agregado subnacional. 

Nas palavras do ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega "apesar de 2012 ter sido um ano de crise financeira global, isso não bateu nas  portas dos brasileiros. Tivemos uma expansão na massa salarial, renda e emprego. Foi um bom ano para a maioria da população, apesar de um desempenho do PIB abaixo das expectativas. Os resultados do quarto trimestre de 2012 indicam que a economia brasileira está em um processo de aceleração gradual. Esta aceleração continuará ao longo de 2013, que aponta para um crescimento esperado de entre 3 e 4 por cento para este ano ".

Fonte: Banco Mundial

A presidente Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente da história no Brasil, eleita em 2010, continua aplicando programas sociais e econômicos iniciados pelo governo anterior, (liderado pelo ex-presidente Lula), promovendo a melhoria da reforma econômica generalizada, como o incentivo de investimento estrangeiro (incluindo o Programa de Investimento de Logística, que vai atrair cerca de U$526 bilhões de dólares em investimentos para vários projetos com início em 2013) e no reembolso de dívida externa.

Apesar de um recente aumento nas taxas de juros para aliviar as pressões inflacionárias, as do Brasil permanecem em níveis historicamente baixos. O país também possui um enorme superávit comercial, impulsionado em grande parte pela sua vasta gama de recursos naturais e as exportações para o resto do mundo. Este superávit comercial e de acumulação de reservas cambiais continuará, motivado por descobertas recentes na linha do petróleo e de proezas do Brasil como uma superpotência emergente, aumentando a produção agrícola e impulsionando as exportações de biocombustíveis, como o etanol. Embora tenha havido um recente aumento no nível de inflação, ainda permanece em níveis historicamente baixos, algo que continua a beneficiar as classes menos privilegiadas.

A desvalorização do real impulsionou as exportações brasileiras em 2012, especialmente competindo com rivais de custos mais baixos como Argentina e China.

Não encontrou o que procura? Clique aqui e entre em contato conosco.
BUSCAR IMÓVEIS NA BAHIA
NEWSLETTER
CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DA IBBI
REDE DE CORRETORESAdministradores Fora - Contato Somente por Email
Language
A IBBI é especializada em vendas de imóveis na Bahia. A política da nossa empresa é representar o setor imobiliário da Bahia em todo Brasil, bem como em mercados internacionais diversos. Para atingir este objetivo, temos sites independentes e escritórios nos seguintes países:

Principais Cidades

Direitos Autorais © 2018 • Todos os Direitos Reservados