Melhores Aeroportos Devem Impulsionar o Turismo na Costa das Baleias

Blogs

Caravelas - Brasil, BahiaMelhores Aeroportos Devem Impulsionar o Turismo na Costa das Baleias

Com seus recifes de corais, parques marinhos e vida selvagem, as cidades mais ao sul da Bahia têm excelente potencial para o turismo.

A falta de boa infraestrutura sempre foi um problema nessas cidades, incluindo a ausência de um bom aeroporto. Isto pode estar prestes a mudar, graças à decisão do governador de entregar a gestão dos aeroportos em Teixeira de Freitas e Caravelas a uma empresa privada

 

 

A Conexão Aérea na Costa das Baleias Deve Melhorar

Em outubro de 2016, o Governador Rui Costa anunciou os nomes dos licitantes e abriu as propostas para o gerenciamento desses aeroportos. A San Francisco Airport Administration e Road Ltd. venceram a proposta, e vão gerenciar ambos os aeroportos pelos próximos 15 anos, com uma provisão de acordo estendido para mais 5 anos. A Empresa pagará 1.2 milhões de reais anualmente para o governo, além de 1% do lucro bruto.

Aeroporto Teixeira de Freitas

Um mês atrás, durante uma visita à região, o governador disse que uma vez que a proposta dos aeroportos for finalizada, o estado vai convidar linhas aéreas a operar voos regulares para outros pontos. Isso vai beneficiar tanto a população local quanto os turistas visitantes. Os prefeitos recém-eleitos das cidades do litoral sul estão esperançosos para que o governo foque no desenvolvimento da infraestrutura e conexão aérea para a região, a fim de impulsionar o turismo.

A Costa das Baleias Tem Um Potencial de Turismo Inexplorado

Praia do Forte

A Costa das Baleias é uma região relativamente intocada da Bahia, com grande potencial turístico. Ela tem alguns dos recifes de corais mais diversificados da região, ilhas vulcânicas, mangues, uma paisagem fascinante e fauna e flora muito ricas. O clima quente tropical, as águas calmas e as belas praias são excelentes atrações para turistas de todo o Brasil. O único problema é a falta de boa infraestrutura, como boas estradas e aeroportos.

As baleias-jubarte chegam a Abrolhos em julho, quando as águas quentes são perfeitas para parir e cuidar dos filhotes. Elas permanecem ali até novembro, e são grandes atrações para os amantes da natureza. A outra principal atração da região são os carnavais locais. O Sul tem muitas atrações culturais. Caravelas é o lar de duas escolas de samba, e as atividades culturais aqui são uma grande atração para famílias.

Os Novos Prefeitos Trazem Esperança Para a Indústria do Turismo

Em Caravelas, espera-se que o turismo cultural ganhe um impulso com a vitória de Silvio Ramalho para prefeito e Jackson Douglas como vice-prefeito. O renascimento dos festivais tradicionais vai ajudar o turismo, e a conectividade regular por via aérea vai impulsionar o tráfego turístico. Isso, por sua vez, atrairá comerciantes para as cidades costeiras.

Em Alcobaca, apesar do habitual carnaval, o turismo não foi realmente impressionante nos últimos quatro anos. Sob liderança do novo prefeito, Leo Brito, as coisas devem melhorar. Em Prado, não há esperanças de grandes mudanças, já que a prefeita atual foi reeleita, e não vai concorrer a outro mandato. É a paz e a beleza da região que atrai os turistas, já que as outras atrações ficaram em segundo plano.

Em Nova Viçosa, a eleição de Manoelzinho Madeira como prefeito deve resultar em um maior tráfego turístico. Juntamente com a associação de hotéis, ele deve pressionar por mais investimentos em melhorar as atrações da cidade e garantir um carnaval impressionante.

Em Mucuri, a eleição de Dr. Jose Carlos deu aos residentes novas esperanças de que haverá mais investimentos para melhorar a habilidade da cidade em atrair mais visitantes. As coisas não têm sido exatamente muito boas nos últimos oito anos sob o mandato dos prefeitos anteriores.

Cidades e Atrações na Costa das Baleias

Caravelas

1. Caravelas

Caravelas é uma cidade costeira situada às margens do rio Caravelas. Fica a cerca de 870 km de Salvador, e a cerca de 36 km do sul de Prado. Caravelas foi fundada em 1503, e foi um centro comercial importante nos séculos XVII e XVIII. É também uma cidade religiosa, e famosa por seus festivais, que atraem milhares de devotos. Há cinco belas praias em Caravelas. Algumas delas têm ondas fortes e são boas para praticar surfe. Outras são mais calmas, e são boas para pescar ou nadar.

Você pode chegar a Caravelas por estrada ou via aérea. A cidade tem seu próprio aeroporto e há voos regulares saindo de Belo Horizonte, a capital do estado vizinho, Minas Gerais. Os voos privados às vezes também operam a partir de São Paulo. Com os muitos hotéis e restaurantes disponíveis, os visitantes não terão problemas para encontrar comida ou acomodação.

A cidade colonial oferece muitas opções de recreação para os turistas visitantes. A melhor maneira de desfrutar da beleza da região é fazer um passeio de barco pelo rio de Caravelas à Nova Viçosa, onde ele encontra com o oceano. No caminho, você pode ver os mangues da ilha de Cassumba. É possível visitar o famoso arquipélago de Abrolhos, e Parcel das Paredes de Caravelas. É um ótimo lugar para ver as baleias-jubarte entre julho e novembro.

2. Alcobaca

Alcobaca é um dos lugares onde você pode visitar o parque nacional marinho, no Arquipélago de Abrolhos. A cidade tem diversos restaurantes e pequenos hotéis.

3. Prado

Prado é uma cidade de importância histórica, com belos penhascos, córregos, praias isoladas e praias populares, como Barra do Cahy. O centro da cidade consiste em casas antigas, ruas pavimentadas e caminhos de pedra para ciclismo. A atmosfera é aconchegante, amigável e convidativa. Há mais de 80 km de praias relativamente inexploradas em Prado. Você também pode ver os belos penhascos e outras formações naturais em um gradiente de cores que vai de ocre até bege e vermelho. As águas são principalmente calmas e convidativas. Há diversas praias com a rara areia monazita, que acreditam ter propriedades medicinais.

A melhor maneira de experimentar a beleza de Prado e das regiões circundantes é fazendo um passeio de barco ou escuna, partindo de Cumuruxatiba. Os exploradores Portugueses usaram rotas similares no século XVI.

4. Mucuri

Mucuri é a última cidade importante do litoral sul da Bahia. Está localizada no ponto onde o rio Mucuri encontra o mar. Pode-se chegar lá usando a estrada, a BA-698, partindo de Teixeira de Freitas. Uma estrada costeira de 31 km liga Mucuri a Nova Viçosa, no Norte.

Há duas praias perto de Mucuri. A cidade consiste em casas rústicas e pequenos bares em sua área de 11 km à beira-mar. A base do projeto de tartarugas marinhas, TAMAR, está localizada na parte sul de Mucuri. Entre as instalações turísticas, há um hotel e um restaurante que serve a culinária local. Há um pequeno aeroporto próximo à cidade.

5. Nova Vicosa

Nova Viçosa é a última das principais cidades costeiras do sul da Bahia. Há sete belas praias, e você também pode visitar a Ilha da Coroa Vermelha, que é um lugar excelente para mergulhar. Duas praias, Pau Fincado e Lugar Comum são excelentes para jogar vôlei de praia. Duas outras praias, Sabacui e Costa do Atlântico, são geralmente quase desertas, e são bons locais para a pesca. Há uma pequena vila de pescadores perto da Costa do Atlântico.

É possível fazer um passeio de mergulho para os recifes de coral em Nova Viçosa. Leva cerca de duas horas para chegar aos recifes, e ao norte deles fica a Ilha da Coroa Vermelha. Coroa Velha fica no caminho entre Nova Viçosa e o Parque Nacional Marinho de Abrolhos. É uma ilha pequena e desabitada, boa para mergulho, e oferece vistas espetaculares da vida subaquática em seu ambiente natural.

Praia do Forte

A Costa das Baleias é um excelente lugar para visitar e experimentar a beleza natural da vida marinha. Embora a infraestrutura turística deixe muito a desejar, espera-se que ela melhore com as melhorias dos aeroportos em Teixeira de Freitas e Caravelas. O tráfego de turistas deve ganhar um aumento muito necessário uma vez que a região consiga uma melhor conectividade com outras partes do país.

Ver todo imobiliária em Bahia aqui.
nov
14
2016
Visto
820
Melhores Aeroportos Devem Impulsionar o Turismo na Costa das Baleias

Postagens Recentes

Postagens por Data

Postagens por Localização


REDE DE CORRETORESAdministradores Fora - Contato Somente por Email
Language
A IBBI é especializada em vendas de imóveis na Bahia. A política da nossa empresa é representar o setor imobiliário da Bahia em todo Brasil, bem como em mercados internacionais diversos. Para atingir este objetivo, temos sites independentes e escritórios nos seguintes países:

Principais Cidades

Direitos Autorais © 2018 • Todos os Direitos Reservados